Em Itaporanga, estudantes protestam em frente à Prefeitura por falta de transporte escolar...


Dezenas de estudantes fizeram um protesto, no final da manhã desta quinta-feira, 31, em frente à Prefeitura de Itaporanga. Com cartazes e gritos de revolta, eles cobraram do poder público municipal a regularização do transporte escolar. A falta de transporte é um problema constante para as crianças e adolescentes da zona rural que estudam na cidade.

O grupo de estudante saiu da escola Semeão Leal e concentrou-se em frente à Prefeitura, onde reivindicou o seu direito ao transporte. Grande parte dos alunos dessa escola é da zona rural e sofre com a falta de transporte ao longo do ano, o que prejudica o aprendizado.

A Prefeitura é responsável pelo transporte dos alunos rurais da rede municipal e também das escolas estaduais por meio de um convênio com a Secretaria de Estado da Educação, mas frequentemente os ônibus quebram e a demora no conserto e na reposição de peças desses veículos deixam os estudantes sem aula por semanas, prejudicando a frequência e o rendimento escolar.

O problema não é recente, mas tem se agravado. Nos últimos dois anos letivos, estudantes de quase todas as comunidades rurais de Itaporanga já ficaram longos períodos sem aula. Há mais de 15 dias, alguns ônibus voltaram a quebrar e deixou centenas de alunos rurais sem transporte. Como nem todos alunos têm meios próprios para chegar à escola, muitos terminam desistindo do estudo, agravando a evasão escolar.

Apesar da questão ser grave e frequente, atingindo um direito básico que é o acesso à educação escolar, não se tem notícias, conforme os próprios pais e alunos, de alguma ação do Conselho Tutelar contra essa violência institucional que afeta centenas de crianças e adolescentes rurais. A maior parte dos vereadores do município também faz ‘vista grossa’ para o problema, o que dificulta ainda mais uma solução definitiva por parte do executivo, de acordo com os familiares dos estudantes.


Fonte: Folha do Vale



POSTAGENS RELACIONADAS

Em Itaporanga, estudantes protestam em frente à Prefeitura por falta de transporte escolar...
4/ 5
Oleh