Professores e alunos da escola Justina Emília alertam governantes e população para danos causados com a poluição do Rio Piancó...


Direto de João Pessoa - Recebi na manhã desta quarta-feira (20) alguns vídeos que mostra iniciativa bastante elogiável que aconteceu nesta terça-feira (19) lá em Itaporanga, no Vale do Piancó.
Numa atividade extra-classe os amigos professores Jailma Bezerra e Francisco (Caco) Henriques levaram alunos da escola Profª Justina Emília Crizanto, localizada no Conjunto Chagas Soares, até o leito do Rio Piancó, poucos metros do educandário, num alerta sobre a situação de extrema poluição que vem matando esse importante manancial com o passar dos anos.

Único rio Federal da paraíba, o Piancó que banha 20 municípios e abastece o maior reservatório do estado, a barragem de Coremas/Mãe d'água, continua recebendo esgoto e lixo diariamente sendo o trecho mais poluído no município de Itaporanga. A responsabilidade e o compromisso em salvar o rio é de todos, população e governantes, pois ele continua agonizando devido insensatez dos gestores públicos e falta de consciência da população.

O Rio Piancó décadas atrás era um rio perene com águas limpas que servia de ponto recreação da população e até de fonte de abastecimento para as cidades em sua extensão. Com o passar dos anos o que podemos ver é uma calda preta de puro esgoto (domésticos e industriais) em seu curso. Ele nasce em Conceição e segue para Coremas, onde está a barragem Coremas/Mãe d'água, depois para a barragem de Assú, no estado vizinho do Rio Grande do Norte.

A rede de esgoto da cidade de Itaporanga, por exemplo, que cobre a parte central, foi construída, boa parte dela, na década de 80/90. De lá pra cá, centenas de residências foram construídas, e já não comporta os dejetos que a cada dia são jogados cada vez mais em volume maior. Os conjuntos habitacionais e loteamentos que foram construídos nos últimos anos também representam um agravo para o problema, já que não há um planejamento para o sistema de esgotamento sanitário.

Boa parte do esgoto das novas casas são jogados a céu aberto, muitas vezes bem próximo às residências, ou mesmo em vias públicas. Tanto faz se no centro ou na periferia, Itaporanga convive com um grande problema no quesito saneamento. O rio foi transformado em um verdadeiro depósito de lixo, onde tudo se coloca: animais mortos, lixo doméstico, lixo hospitalar e até mesmo entulho. Comete-se um crime ambiental hediondo. Ou seja, o que deveria ser preservado para manutenção da qualidade da água, está sendo degradado.
Um dia morto, o estrago será incalculável para toda a região cuja população sofrerá e se arrependerá de um dia ter feito tanto mal a uma maravilha da natureza, bem na porta de casa sem ter recebido o devido valor. O Piancó agoniza poluído, cheio de esgoto, lixo e entulho.

No local, aonde os alunos da escola Justina Emília estiveram foi a entrada de Itaporanga no passado na direção de onde nasceu o município. Através do Blog diversos apelos e denúncias já foram feitas nesses 15 anos de sua atividade.Em 2012, debatemos o assunto com o então secretário de Estado do Meio Ambiente, Cristiano Zenaide, num Seminário promovido pela ONG S.O.S Rio Piancó, onde buscamos soluções para revitalização do rio.

Mais um a vez os nossos parabéns aos professores e alunos do Justina Emília pela coragem de tratar de um tema delicado, importante e que recebe pouca atenção dos nossos governantes - por serem os mesmos incapazes de exercerem suas funções com a responsabilidade e o comprometimento devido.
Confira, abaixo, vídeos feitos nesta terça-feira (19) no Rio Piancó. por alunos e professores que tiveram de usar máscaras diante da fedentina e poluição registrada no leito do rio:


POSTAGENS RELACIONADAS

Professores e alunos da escola Justina Emília alertam governantes e população para danos causados com a poluição do Rio Piancó...
4/ 5
Oleh