Exclusivo: Professor do Vale do Piancó consegue provar algebricamente o método do jovem nigeriano Chika Ofili...


Saiu recentemente a notícia na internet de que um adolescente nigeriano, Chika Ofili, com apenas 12 anos, descobriu um procedimento matemático extraordinário para testar se um número inteiro positivo é divisível por 7 (esse método é válido também para números inteiros negativos).

 “Antes dessa descoberta, o teste de divisibilidade por 7 era muito trabalhoso. Agora, tudo fica bem mais tranquilo, pois será muito mais rápido para descobrir se um número inteiro é divisível ou não por 7”, declarou o professor de matemática Oséias Pereira Matias da Silva, da cidade de Piancó/PB.

O jovem Chika Ofilli ganhou o prêmio TruLittle Hero Awards, como reconhecimento por essa incrível descoberta. Veja a matéria por meio do link:

O professor de matemática, Oséias Pereira Matias da Silva, da cidade de Piancó, mestre em matemática pela UFCG, conseguiu demonstrar algebricamente o método do jovem Chika Ofilli, utilizando conhecimentos de ARITMÉTICA.

 A demonstração tem o objetivo de provar que o procedimento descoberto pelo nigeriano é válido para todos os números inteiros positivos. “Eu fiquei muito feliz quando consegui demonstrar esse método do jovem Chika Ofili (não sou o único, mas consegui), pois esse procedimento revolucionou o estudo da divisibilidade por 7”, disse Oséias.


Vejamos a demonstração do professor Oséias na íntegra:




Toda Vale do Piancó está em festa por esse grande feito.

Hora do Vale

POSTAGENS RELACIONADAS

Exclusivo: Professor do Vale do Piancó consegue provar algebricamente o método do jovem nigeriano Chika Ofili...
4/ 5
Oleh