Paraíba recebe 19 mil doses da vacina pentavalente, mas não deve abastecer todo público alvo...


A Paraíba recebeu 19 mil doses da vacina pentavalente, que estava com estoque zerado na Paraíba há mais de dois meses. As doses devem abastecer os municípios até esta quarta-feira (15), quando todos os postos estarão com estoque atualizado. No entanto, a quantidade de doses recebidas, segundo a coordenadora de imunização do estado, Isiane Queiroga, não deve ser suficiente para o público alvo.

A vacina pentavalente, que protege bebês contra cinco doenças, estava sem estoque na Paraíba desde o mês de outubro, quando o Estado recebeu a última remessa do Ministério da Saúde, de 14 mil doses.

De acordo com Isiane Queiroga, coordenadora de imunização do estado, a quantidade recebida em outubro corresponde a quase 100% da necessidade mensal da Paraíba e foram distribuídas para os municípios. No entanto, como já havia uma demanda reprimida de criança que estavam sem tomar a vacina, houve o desabastecimento mais rápido.

Ainda de acordo com a secretaria de estado da saúde, a quantidade suficiente para abastecer todo o grupo que precisa da vacina seria cerca de 90 mil doses, tendo em vista que a Paraíba está com cinco meses de demanda reprimida.

A pentavalente é uma vacina de rotina para bebês. As doses devem ser dadas aos 2, 4 e 6 meses. Ela protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e uma bactéria responsável por infecções.


Isiane Queiroga lembra que para os bebês que não tomaram nenhuma dose, será necessário tomar a primeira, esperar 60 dias para a segunda e depois mais vinte dias para a terceira dose.

De acordo com o Governo Federal, responsável pelo repasse aos estados, a vacina é feita fora do país e quando é transportada para os estados, precisa de autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No entanto, para explicar o atraso, informou que o último lote não foi autorizado por causa de irregularidades e houve o retorno dos produtos.

POSTAGENS RELACIONADAS

Paraíba recebe 19 mil doses da vacina pentavalente, mas não deve abastecer todo público alvo...
4/ 5
Oleh