Jovens morrem após serem atingidos por raio no interior...


Um jovem de 22 anos e um adolescente de 16 anos morreram, na tarde desse sábado (1º), em Cubati, Seridó paraibano, após serem atingidos por um raio. Garoava no momento do acidente.

Segundo a Polícia Militar em Cuité, as vítimas, que eram primos, operavam um trator na Zona Rural do município e decidiram se abrigar embaixo de uma árvore ao perceberem a garoa. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionado, mas os jovens morreram ainda no local.

De acordo com dados do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Cubati ocupa a 138ª posição no ranking estadual de concentração de raios.

Alerta
Cento e onze municípios da Paraíba estão sob alerta de chuvas e ventos intensos, com chance de incidência de raios. Segundo aviso do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), pode chover entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia. Nas áreas listadas, também podem ocorrer rajadas de vento com intensidade entre 40 km/h e 60 km/h. A previsão é válida até as 9h30 desta segunda-feira (3).

Proteção contra raio
Moradores de áreas afetadas não devem se abrigar debaixo de árvores durante chuvas ou ameaças de raios, nem estacionar veículos em locais próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também é recomendado que se evite usar aparelhos ligados à tomada. Além disso, é prudente manter-se em lugares fechados. Deve-se evitar, por exemplo, ambientes como praias e lavouras. Caso a pessoa já esteja em local descampado, ela nunca deve ficar de pé ou totalmente deitada, mas sim agachada.

Portal Correio

POSTAGENS RELACIONADAS

Jovens morrem após serem atingidos por raio no interior...
4/ 5
Oleh