Governo da PB lança site para combater fake news durante pandemia...


O Governo da Paraíba lançou um site nesta quinta-feira (7) com o intuito de identificar e combater as fake news que estão sendo espalhadas durante a pandemia do novo coronavírus no estado. O link também informa a verdade sobre os fatos divulgados de forma imprecisa ou mentirosa.
Foi formada uma equipe composta por técnicos da Secretaria de Estado da Comunicação Institucional, da Secretaria de Estado da Saúde, da Controladoria Geral do Estado, entre outros órgãos vinculados, que utiliza uma plataforma de trabalho para identificar o alcance, abrangência e também a autoria das fake news.
Ao identificar uma fake news, a equipe de técnicos faz uma checagem dos dados reais junto aos órgãos relacionados para, assim, poder levar a informação verdadeira com conteúdo de qualidade e embasamento técnico – inclusive com documentação comprobatória – para a população paraibana e esclarecer dúvidas que possam surgir por causa da divulgação das notícias mentirosas.
Denúncias
A população também pode contribuir denunciando fake news com envio de e-mail para o endereço websecompb@gmail.com , mantendo contato pelas redes sociais oficiais do Governo: Instagram, Facebook e Twitter, além do Disque Denúncia da Polícia Civil: 197.
Crime
Divulgar fake news para criar alarme é crime, de acordo com o Artigo 41 da Lei de Contravenções Penais, que prevê prisão de 15 dias a seis meses. A pessoa que comete este tipo de crime ainda poderá ser incluída na Lei Nº 11.659, que estabelece multa para quem divulgar por meio eletrônico notícias falsas sobre epidemias, endemias e pandemias no Estado da Paraíba.
Fonte Portal Correio

POSTAGENS RELACIONADAS

Governo da PB lança site para combater fake news durante pandemia...
4/ 5
Oleh