Paraibano de 12 anos conquista bronze na Olimpíada de Matemática...


O paraibano George Paulino de Souza Filho, de 12 anos, conquistou a medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Ele estuda na Escola Municipal Rosa Figueiredo de Lima, em Cabedelo, na Grande João Pessoa, e cursa o 6º ano do Ensino Fundamental. O estudante competiu com alunos do 6º e 7º ano de todo o Brasil.  

Segundo o paraibano apesar de ter sido um desafio participar da competição, o fato de gostar muito da disciplina o deixou confiante. “Pra mim foi difícil, mas eu sempre gostei muito de matemática, então eu já estava confiante. Estudei um pouco mais com a professora e em casa também. Fiquei surpreso quando eu cheguei e vi o meu nome aqui. Foi muito bom”, comemora George.

Quem ajudou o aluno nessa caminhada foi a professora Gabriella Germoglio, que também foi premiada na OBMEP. Para ela, o principal desafio era ajudar os estudantes participantes a entenderem a estrutura da prova que, apesar de abordar assuntos trabalhados em sala de aula, necessitam de um pouco mais de cuidado na interpretação.

“A Olimpíada, na primeira etapa, seleciona os 12 melhores alunos da escola; e com esses 12, nós formamos um grupo de estudo, fizemos aulas extras para que eles entendessem como seria a prova. A gente não sabia as questões, mas fizemos um roteiro para os alunos saberem mais ou menos como seria. Nesta segunda etapa foram questões discursivas, em que eles tinham que desenvolver a questão e demonstrar o conhecimento, não apenas apontar uma alternativa. O resultado que obtivemos com o George é muito satisfatório, demonstra que estamos no caminho certo”.

Ao todo, a Olimpíada contou com a participação de 17.970 estudantes de todo o país. Os alunos premiados, assim como George, serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.) que será realizado ao longo de 2016.

Iniciada em 2005, a OBMEP é promovida com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), e conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Do Portal Correio

POSTAGENS RELACIONADAS

Paraibano de 12 anos conquista bronze na Olimpíada de Matemática...
4/ 5
Oleh