O conceiçãoense, Francisco Alberto Franco, mais conhecido como ‘Beto Fonte’, está virilizando na rede mundial de computadores, com vídeos, onde ele faz desafios e é desafiado para demonstrações de invenções, que produz energia eólica. Vários eletricistas como ele participam dos desafios em todo Brasil e em alguns paises da América.
O eletricista Beto Fonte substitui os ventos que acionam as hélices, que geralmente são colocados em cima das residências ou em pontos altos, por engenhocas, feitas a partir de coisas simples, a exemplo de baterias de motocicletas e ventiladores, bem como bases de fornos micro-ondas. Com a bateria ele consegue a energia infinita e aciona os motores dos geradores, formando um movimento, que produz a energia eólica.
"Gerador feito de ventilador e motor de tanquinho Não gera sem imã, o rotor com ima fuciona como primario e as bobinas como secundário", explicou Beto.
Beto uso Sistemas isolados, que armazenam a energia em baterias, normalmente utilizados em aplicações residenciais e de menor escala. É uma forma que ele utiliza para produzir a energia e lançar desafios na internet.
Ao portal Vale do Piancó Notícias, o eletricista explicou que faz tudo como forma de brincadeira, para mostrar que é capaz de inventar formas de produzir energia, de maneira barata e simples. Porém, ele disse que consegue produzir energia e tirar residências inteiras da escuridão, caso venha acontecer um apagão, por parte da companhia de energia elétrica, que abastece a cidade de Conceição.
A energia eólica é produzida a partir da força dos ventos e é gerada por meio de aerogeradores. Neles, a força do vento é captada por hélices ligadas a uma turbina que aciona um gerador elétrico. É uma energia abundante, renovável e limpa.
Embora pareça nova, a energia eólica é usada há mais de 3 mil anos. Antigamente ela era utilizada por meio dos moinhos, que serviam para bombear ou drenar água, moer grãos e outras atividades que dependiam de força mecânica. Ao longo do tempo, passaram a utilizar a força dos ventos não só para gerar força mecânica, mas também energia elétrica. Com o avanço tecnológico, os aerogeradores se tornaram aptos a gerar uma quantidade maior de energia, até que surgiram as primeiras usinas eólicas.
Outra especialidade do eletricista Beto Fontes é a produção de carregadores de baterias de veículos. Ele recebe encomenda de conserto de carregadores de fabricantes do produto de várias marcas.
Diversos vídeos do eletricista estão postados no You Tube e recebem comentários de toda parte do Brasil e de alguns países da América, a exemplo do México. Nos vídeos ele mostra de forma prática e simples como produzir energia de mais de 220 volts, capaz de ligar até geladeira e Televisão. Porém, segundo Beto, ele consegue produzir gerador capaz de suprir a necessidade de uma banda musical, durante uma apresentação de uma noite inteira.
“Eu faço tudo, a partir de coisas simples. É com uma base de prato de micro-ondas, com motor de vídeo elétrico de veículos, com ventilador. Como não existe muito vento, eu uso um ventilador para produzir minha energia e lançar o desafio na internet. Às vezes as pessoas acham que tudo é mentira, mas eu mostro no multímetro e provo que consigo produzir energia com mais de 220 volts”, explica Beto Fonte, que acrescentou: Tudo aqui é barato e improvisado. O rádio é meu, a bateria é da minha moto, enfim.. Tudo isso aqui custa no máximo 200. Com esse valor eu consigo fazer um gerador capaz de produzir energia para ligar 6 ou mais lâmpadas, um rádio e até uma televisão ou uma geladeira”.
Assista ao vídeo e veja como Beto Fontes produz energia com coisas simples:
Fonte: Por Gilberto Angelo
Conceiçãoense produz energia eólica improvisando ventilador e bateria de moto; Vídeo...
4/
5
Oleh
Hora do Vale