Casos suspeitos de dengue sobem mais de 200% até maio na Paraíba...


O número de registros de casos suspeitos de dengue subiu cerca de 200% de janeiro até o início do mês de maio deste ano em comparação ao mesmo período de 2015. Segundo informações divulgadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), nos cinco primeiros meses de 2016, foram notificados mais de 28 mil casos, enquanto no mesmo período do ano passado a Secretaria de Saúde havia tomado conhecimento de cerca de 9 mil casos de dengue.

Ainda de acordo com dados da SES, 26 mortes por suspeita de dengue estão sendo investigadas na Paraíba. Uma dessas mortes foi de um morador do bairro do Tambiá, em João Pessoa. Há cerca de um mês e meio, a TV Cabo Branco havia noticiado um problema na Rua Juvêncio Mangueira Carneiro, no qual vários carros e até uma lancha estavam abandonados, acumulando água e servindo de criadouro para o Aedes aegypti.

Maria das Graças Cabral, dona de casa que perdeu o marido por suspeita de dengue hemorrágica, lamentou a morte do companheiro e a falta de comprometimento das pessoas no combate ao mosquito. "Devido à dengue ser hemorrágica, as plaquetas dele baixaram demais e não teve mais condições de reerguer", lembrou. "Muita gente aqui já teve. A gente faz o que pode, mas a unidade sanitária devia ser mais presente", disse.

O proprietário da lancha e de um dos carros parados a rua deu entrevista à TV Cabo Branco e minimizou os riscos que os veículos podem eventualmente oferecer aos moradores da área. "Quando chove, eu boto água sanitária e limpo", justificou o homem, que preferiu não ser identificado. Porém, ele em seguida prometeu tomar uma providência.
A situação da Praça Manoel Moreira da Nóbrega também não é muito boa. Ela foi reformada recentemente, mas o mato já está alto e tem muito lixo, inclusive com recipientes que podem acumular água e facilitar a proliferação do mosquito.

De janeiro a 7 de maio, foram registrados 4.111 casos suspeitos de chikungunya. Sete mortes estão sendo investigadas. Em relação ao vírus da Zika, foram 2.479 casos suspeitos.

O gerente de Vigilância Ambiental e Zoonoses, Nilton Guedes, disse que vai programar uma vistoria na rua assim que as chuvas diminuirem. Sobre a manuteção da praça, a Autarquia Municipal Especial de Limpeza Urbana (Emlur) disse que vai mandar uma equipe no local. Sobre o terreno, o setor de fiscalização vai ser avisado. O dono pode ser multado se não limpar o local. Em relação aos carros, a Secretaria de Desenvolvimento e Controle Urbano (Sedurb) disse que uma equipe de fiscalização vai até o local verificar a situação.

G1

POSTAGENS RELACIONADAS

Casos suspeitos de dengue sobem mais de 200% até maio na Paraíba...
4/ 5
Oleh