Atenção mulheres: Ginecologista revela método capaz de evitar a menstruação e fala sobre uso de anticoncepcionais...


A Clínica Espaço Vida que é referência em atendimentos e consultas médicas cidade de Sousa e sertão da Paraíba também conta com o serviço de ginecologia. A reportagem do Diário do Sertão conversou com a médica ginecologista Mônica Farias e ela falou sobre o uso dos anticoncepcionais.

Drª Mônica explicou as diferenças entre os métodos anticoncepcionais e afirmou que a mulher antes de optar por qualquer método, é fundamental procurar um médico para que essa escolha seja feita com orientação:

“Existem pacientes que vão se dar muito bem com comprimidos, outras vão preferir métodos injetáveis, outras vão preferir métodos”, disse.

A ginecologista também falou sobre o uso do Dispositivo intrauterino (DIU) que é inserido no interior do útero para evitar a menstruação e a gravidez.

Dispositivo intrauterino (DIU)

É um pequeno objeto de plástico que pode conter hormônios ou ser revestido de cobre, e colocado no interior do útero para evitar a gravidez. A mulher pode ficar até dez anos sem trocá-lo, e a retirada pode ser feita assim que a paciente desejar ou tiver algum problema. Existem diversos modelos, e o mais usado é o em forma de T, com fios de cobre, que impedem o encontro dos espermatozoides com o óvulo.


A fertilidade da mulher retorna logo após a retirada do DIU. Esse método é muito eficaz e não provoca aborto, porque atua antes da fecundação. A colocação do dispositivo no útero deve ser feita por um profissional de saúde treinado.

“Na atualidade, muitas mulheres optam por não menstruar, pois, algumas vão parar até no hospital com dor, desconforto. Para aquelas que sentem muito desconforto, existe o DIU que pode deixar a paciente sem menstruar, sem cólica. Cada paciente vai ter a medicação de acordo com sua necessidade e ter sua fertilidade preservada”, concluiu Mônica.


Fonte: Diário do Sertão

POSTAGENS RELACIONADAS

Atenção mulheres: Ginecologista revela método capaz de evitar a menstruação e fala sobre uso de anticoncepcionais...
4/ 5
Oleh