Vale do Piancó Agricultor aponta causas do declínio do arroz vermelho na região do Vale do Piancó...


As margens do rio Gravatá, especialmente em seu curso pelos municípios de Pedra Branca e Santana dos Garrotes, já foram o lugar no estado de maior cultivo e colheita de arroz vermelho, mas, nos últimos anos, a produção caiu drasticamente. “Caiu muito, o povo não está plantando como antes”, comentou o agricultor José André Neto, morador do povoado de Serra Branca, município santanense.

Aos 69 anos, o trabalhador rural aposentado, que já foi um dos maiores produtores familiares de arroz vermelho no município, há dois invernos não planta: “não plantei o ano passado nem plantei este ano e nunca mais vou plantar, porque não compensa”.

José André diz que um dos fatores que mais tem desestimulado o plantio de arroz vermelho é o alto custo da produção e o baixo preço do produto no mercado. “Hoje com uma diária por 50 reais e despesa do corte da terra, limpa e colheita, é tanto custo para, depois, você vender uma quarta de arroz por apenas 70 reais, não compensa”, lamentou ele.

O agricultor também apontou uma outra causa para a redução da área plantada, que foi, segundo André, o longo período de estiagem que viveu a região entre 2011 e 2017. “A seca também fez muita gente deixar a agricultura, porque ninguém tem condições de botar um motor para irrigar por causa do custo da energia”, comentou, ao lamentar também o que considera má gestão da AESA, que é o órgão estadual responsável questão hídrica, em relação às águas do açude de Nova Olinda, que alimenta o rio Gravatá: “primeiro, secaram o açude todinho, dizendo que era para fazer um serviço e, de lá para cá, nunca mais houve liberação de água para o rio nem se pode mais fazer barramento para o plantio do arroz, porque muita gente foi multada por isso, mas deveriam impedir o barramento para plantar capim e não para o plantio de arroz”, lamentou.


POSTAGENS RELACIONADAS

Vale do Piancó Agricultor aponta causas do declínio do arroz vermelho na região do Vale do Piancó...
4/ 5
Oleh