Desembargador dá prazo de cinco dias para presidente da Câmara de Ibiara apresentar Balancetes à Prefeitura...


O desembargador José Ricardo Porto concedeu uma liminar dando o prazo de cinco dias para que o presidente da Câmara Municipal de Ibiara, Francinaldo Galdino de Lima (Nadim de Rita), dê acesso de todos os balancetes da Casa Legislativa à Prefeitura. A Decisão foi proferida nos Autos de um Agravo de Instrumento interposto pelo Município atacando a Decisão do Juiz da Comarca de Conceição, que negou a concessão de Liminar em Mandado de Segurança.
A medida foi interposta porque, segundo o advogado do município, Washington Vitorino, o chefe do legislativo — em ato contrário à transparência dos gastos públicos e publicidade documental — vinha negando acesso aos documentos, tanto ao município quanto aos próprios vereadores de situação, contrariando assim a Lei Orgânica local, que determina o envio mensal dos Balancetes à Prefeitura.
O município então impetrou um Mandado de Segurança contra o ato coator do presidente, buscando o acesso aos documentos, mas teve a liminar denegada pelo Juiz da Comarca de Conceição, Dr. Antonio Antônio Eugênio Leite Ferreira Nêto. Inconformado coma decisão o município agravou a decisão, tendo a Liminar concedida pelo desembargador, que decidiu (decisão na Íntegra abaixo do PDF):
Nesse passo, inexiste justificativa razoável para a omissão do Presidente da Câmara de Ibiara em fornecer a documentação perseguida, ainda mais levando em consideração o artigo 5º da Constituição Federal e a Lei 12.527/11 (Lei de Acesso a Informação).
Assim, presente a fumaça do bom direito, bem como o perigo da demora, haja vista a premente necessidade defiscalização dos gastos públicos, a fim de evitar danos ao erário. Posto isso, DEFIRO O EFEITO SUSPENSIVO ATIVO, para determinar que o Presidente da Câmara Municipal de Ibiara apresente os balancetes requeridos na ação Mandamental, no prazo de 05(cinco) dias úteis.
Confira AQUI!
Fonte Diamante Online

POSTAGENS RELACIONADAS

Desembargador dá prazo de cinco dias para presidente da Câmara de Ibiara apresentar Balancetes à Prefeitura...
4/ 5
Oleh