PB tem 50% dos leitos de UTI ocupados e está no pico do coronavírus, alerta secretário...


A Paraíba atingiu o ponto máximo da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) desde o último dia 20 de abril, revelou o secretário de estado da saúde, Geraldo Medeiros, nesta terça-feira (28). A ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) adulto chegou a 50%, na Paraíba. Na Grande João Pessoa, que concentra o maior número de casos, a taxa chega a 58%, segundo a assessoria da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Conforme o boletim da SES, divulgado na noite desta segunda-feira (27), a Paraíba está com 633 casos confirmados da doença, desses 410 foram notificados na capital, e já registrou 53 mortes, distribuídas em 40 municípios paraibanos. O total de casos confirmados é quase três vezes mais dos que tinham sido registrados até o dia 20 de abril. Nesta data, a Paraíba tinha 263 casos.
O secretário Geraldo Medeiros disse que a análise de que o estado está no pico da pandemia é baseada em estudos de um comitê científico formado pelos nove estados do nordeste. Os casos são monitorados pela temperatura, através dos pacientes que apresentam febre e que, dessa forma, identificam os possíveis casos do coronavírus.
Geraldo Medeiros explicou que os números mais altos da doença devem perdurar ainda até o fim de maio. “Admitimos cinco pacientes de uma só vez na UTI Covid no Hospital Metropolitano ontem à noite. Estamos com 10 leitos ocupados. Ainda temos 23 vagas de UTI. Estamos na vigência do pico da doença. Aquilo que prevíamos está ocorrendo. Àqueles que falavam em flexibilização, por favor aceitem às nossas orientações para o bem dos paraibanos fiquem em casa. Não queiram que a Paraíba vire uma Manaus”, afirmou.
Fonte Assessoria

POSTAGENS RELACIONADAS

PB tem 50% dos leitos de UTI ocupados e está no pico do coronavírus, alerta secretário...
4/ 5
Oleh