Justiça declara inconstitucional aumento salarial de 25% dos servidores de Nova Olinda...


O reajuste salarial de 25 % aos servidores públicos da cidade de Nova Olinda foi declarado inconstitucional pela Justiça da Paraíba nesta sexta-feira. A inconstitucionalidade da Lei Complementar nº 039/2018 foi dada pelo relator do caso, o desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho.
O entendimento foi de que a norma impugnada teve processo legislativo iniciado por vereador, sendo, posteriormente, aprovada pela Câmara Municipal. O desembargador ressaltou, ainda, que, ao disciplinar o reajuste salarial dos servidores efetivos, a lei impugnada não indicou quais seriam os recursos orçamentários necessários para a cobertura dos gastos advindos.
A lei foi questionada pelo prefeito de Nova Olinda, nos autos da Ação Direta de Inconstitucionalidade, aduzindo que a matéria tratada na norma em questão, qual seja a concessão de aumento aos servidores públicos municipais, é de iniciativa reservada do Poder Executivo.
"Entendo que a atividade legislativa extrapolou os seus limites, uma vez que a criação legal afrontou a ordem constitucional, sobretudo os princípios federativo e da separação dos poderes, previstos nos artigos 6º, 21, §1º e 22, §8º, inciso IV, da Constituição Estadual, aplicáveis aos Municípios por força dos artigos 9º e 10 da Carta Paraibana. É de competência privativa do Chefe do Executivo Municipal a iniciativa de lei que verse sobre aumento de remuneração de cargos, funções e empregos público", destacou o relator.
"Frise-se que estes são evidentes, já que ordenam aumento de remuneração de diversos profissionais da Administração Pública Municipal, cuja implementação demandaria, obviamente, meios financeiros que não foram previstos. Isso implica ofensa ao disposto no artigo 173, parágrafo único, incisos I e II, da Constituição Estadual".
Da decisão cabe recurso.
Fonte Assessoria

POSTAGENS RELACIONADAS

Justiça declara inconstitucional aumento salarial de 25% dos servidores de Nova Olinda...
4/ 5
Oleh