Vale do Piancó pode registrar umidade relativa do ar igual ao de desertos...

 


A região do Vale do Piancó, localizada no Sertão paraibano, recebeu um alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta quarta-feira (9) para perigo de baixa umidade do ar. O aviso foi dado às 9h com validade até as 18h de hoje. 

Conforme o boletim, sinalizado pela cor laranja, o Inmet destaca que a umidade do ar deve variar entre 20% e 12%. O índice mínimo previsto é comparável ao registrado em desertos como o do Saara e do Atacama. Moradores de áreas onde a previsão se confirmar podem sentir ressecamento da pele e desconforto nos olhos, boca e nariz. No aviso de perigo potencial, indicado pela cor amarela, o Inmet aponta que a umidade do ar deve oscilar entre 30% e 20%. Os dois alertas indicam para a possibilidade de incêndios florestais.

O Insitituto orienta que moradores de cidades listadas nos dois alertas bebam bastante água, evitem exposição ao sol nas horas mais quentes do dia e evitem atividades físicas. Para os municípios em alerta laranja, é recomendado, ainda, o uso de hidratante para a pele e umidificador de ambientes. Em caso de emergências, devem ser acionados o Corpo de Bombeiros (telefone 193) ou a Defesa Civil (telefone 199).

Confira as cidades alertadas na região:

Aguiar

Boa Ventura

Catingueira

Conceição

Coremas

Curral Velho

Diamante

Ibiara

Igaracy

Itaporanga

Nova Olinda

Piancó

Santa Inês

Santana de Mangueira

Santana dos Garrotes

São José de Caiana

Serra Grande

Fonte Diamante Online


POSTAGENS RELACIONADAS

Vale do Piancó pode registrar umidade relativa do ar igual ao de desertos...
4/ 5
Oleh