Quase todas as prefeituras do Vale do Piancó dispõem de perfis em redes sociais, mas poucas são ativas...

 


Todos os 223 municípios paraibanos declararam ter página da prefeitura na internet e 185 (82,9%) informaram ter perfil em alguma rede social, em 2019, de acordo com a Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic), divulgada pelo IBGE, juntamente com a Pesquisa de Informações Básicas Estaduais (Estadic), nesta quarta-feira (2). 

Na região do Vale do Piancó, Sertão paraibano, segundo um levantamento feito pelo Diamante Online, quase todas as cidades têm perfis oficiais no Instagram e Facebook, no entanto, poucas são ativas com publicações periódicas.

No início da pandemia, os gestores utilizaram uma dessas redes como único meio para informar sobre a pandemia com atualizações diárias de aumentos dos casos confirmados da doença, entretanto, há meses muitos deixaram de fazer qualquer tipo de publicação; e outros chegaram até a excluir as contas.

Durante a campanha eleitoral deste ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proibiu as prefeituras de publicarem atos institucionais, uma vez que tais divulgações poderiam promover os atuais gestores e comprometer a normalidade do pleito, contudo, dados da Covid-19 foram permitidos serem veiculados nas mídias, como forma de manter a população informada acerca do avnaço do vírus. 

Sobre legislação específica de acordo com a Lei de Acesso à Informação (LAI), 153 municípios paraibanos responderam que tinham, em 2019, segundo a Munic. Além disso, quase a totalidade, 220, tinham portal da transparência e apenas 48 contavam com portal de dados abertos. O que representa 21,5% das 223 cidades do estado.

Diamante Online 


POSTAGENS RELACIONADAS

Quase todas as prefeituras do Vale do Piancó dispõem de perfis em redes sociais, mas poucas são ativas...
4/ 5
Oleh