Paraíba dará ajuda humanitária a Manaus recebendo pacientes em hospital universitário...

 


O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), em João Pessoa, disponibilizou 15 leitos para pacientes de Manaus, Amazonas, que precisem de internação para tratar a Covid-19 e não encontrem vaga nos hospitais da capital amazonense. Não foram confirmadas datas para os possíveis traslados de pacientes. Toda logística de transporte ficará a cargo do Ministério da Saúde.

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que administra hospitais universitários, abriu 150 vagas em oito HUs do país, sendo 22 para leitos de UTI (terapia intensiva) e os demais para enfermaria.

No caso da Paraíba, as vagas são apenas para leitos de enfermaria, mas a Prefeitura de João Pessoa anunciou que vai disponibilizar 10 leitos de UTI da rede municipal como retaguarda, caso os pacientes que sejam trazidos para a cidade precisem de respiradores.

Manaus vive segundo colapso na saúde com unidades de saúde do estado do Norte do país estão sem cilindros de oxigênio, o que inviabiliza o tratamento de pessoas em quadro grave de Covid-19. Por conta da situação crítica, Estados se organizam em uma ação humanitária nacional.

Além da Paraíba, podem receber pacientes de Manaus hospitais universitários situados em Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas, Ceará, Maranhão, Goiás e Brasília.

“Verificamos nossa infraestrutura de assistência, incluindo equipamentos e pessoal, e fizemos os ajustes necessários para ampliar nossa capacidade de atendimento, oferecendo nossa contribuição para ajudar a desafogar o sistema de saúde de Manaus. Somos um hospital federal que trabalha em prol da vida e que, agora mais do que nunca, está a serviço dos brasileiros. Estamos prontos para cuidar do nosso povo”, declarou Marcelo Tissiani, superintendente do Hospital Universitário Lauro Wanderley,

Atualmente, a enfermaria para casos de Covid-19 do HULW dispõe de sete leitos. Com a ampliação, a unidade vai comportar 19 leitos. O Lauro Wanderley também dispõe de sete leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o tratamento da Covid-19.

“Com a possibilidade de chegada dos pacientes de Manaus, reforçamos a necessidade de cumprimento de nossos protocolos e fizemos ajustes na equipe, para garantir a segurança dos usuários e dos profissionais que atuam na linha de frente do combate à Covid-19”, explica o presidente da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do HULW, Francisco de Assis Silva Paiva.

O HULW passou a atender pacientes com suspeita de Covid-19 a partir de março de 2020. Inicialmente, a instituição era retaguarda para o público infanto-juvenil, condição que permaneceu até 3 de maio. A partir de 4 de maio de 2021, o Hospital Universitário tornou-se retaguarda, exclusivamente, para o público adulto para casos suspeitos/confirmados de Covid-19.

Hospitais universitários que podem receber pacientes de Manaus-AM

  • Hospital Universitário da Universidade Federal da Paraíba (HULW-UFPB)
  • Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA)
  • Hospital Universitário Onofre Lopes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (HUOL-UFRN)
  • Hospital Universitário de Brasília da Universidade Federal de Brasília (HUB-UnB)
  • Hospital Universitário da Universidade Federal de Goiânia (HC-UFG)
  • Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará (HUWC-UFC)
  • Hospital Universitário da Universidade Federal de Pernambuco (HU-UFPE)
  • Hospital Universitário Prof
  •  Alberto Antunes da Universidade Federal de Alagoas (HUPAA-UFAL)
  • Fonte: Portal Correio


POSTAGENS RELACIONADAS

Paraíba dará ajuda humanitária a Manaus recebendo pacientes em hospital universitário...
4/ 5
Oleh