Na Paraíba, de acordo com a 15ª avaliação do Plano Novo Normal, seis municípios transitaram da bandeira verde para a amarela. O levantamento é feito pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), que analisa a situação da pandemia da Covid-19 no território paraibano e partir dos dados, o Governo do Estado direciona os gestores municipais acerca das atividades de flexibilização gradativa. Conforme o levantamento, todas as cidades que mudaram de classificação tiveram redução no índice de isolamento social.
O plano foi desenvolvido pela Secretaria de Saúde e pela Controladoria Geral do Estado e é baseado em indicadores como a quantidade percentual de novos casos, letalidade (óbitos), ocupação da rede hospitalar da região e percentual de isolamento social.
De acordo com o secretário executivo de saúde do Estado, Daniel Beltrammi, o resultado da avaliação reflete a adoção de comportamentos de alto risco por parte da população , como o abandono do uso de máscaras e a ocorrência de atividades com grandes aglomerações, o que afeta diretamente os indicadores utilizados no prazo de uma semana e permite correlacionar os dados à piora do comportamento social.
Os municípios de Barra de São Miguel, Boqueirão, Damião, Livramento, Pedra Lavrada integram a 2ª Macrorregião do Estado, que registrou 49,29% na ocupação de leitos de UTI na 14ª avaliação e apresentou aumento de 4,28% na 15ª, onde passou para 53,57%. Em relação ao isolamento, todas as cidades paraibanas que saíram da verde para a amarela registraram redução, sendo -16,04%, -3,8%, -5,8%, -19,2% e -16,04%, respectivamente.
A cidade de Borborema foi a única da 1ª Macrorregião que saiu da bandeira verde para a amarela. Conforme os dados, houve redução de 6,15% em relação à ocupação de UTI na região, que saiu de 62,86% para 56,71%. No entanto, a taxa de isolamento que era de 57,60% caiu 18,64% e ficou em 38,96% na 15ª avaliação.
Conforme a SES, em relação às ocupações dos leitos de UTI para adultos na Paraíba, “a análise comparada das médias móveis dos últimos sete dias entre a 14ª e 15ª avaliações, respectivamente, aponta para um comportamento de redução de 6,15% na 1ª Macrorregião de Saúde. Houve crescimento de 4,28% na ocupação hospitalar dos leitos de UTI para adultos da 2ª Macrorregião de Saúde e um decréscimo de 16,43% nas ocupações dos leitos de UTI para adultos na 3ª Macrorregião de Saúde. Vale destacar que houve expressivo crescimento das ocupações nas duas últimas quinzenas, fato que coloca a autoridade sanitária estadual em nível de atenção e ostensivo acompanhamento”.
Atualmente, 125 municípios estão na bandeira amarela, 85 na laranja, sete na vermelha e seis na verde. Na avaliação anterior, 122 cidades estavam na classificação amarela, 82 na laranja, 12 na vermelha e sete na verde.
Municípios que saíram da bandeira amarela para laranja
A 15ª avaliação do Plano Novo Normal ainda aponta que dois municípios deixaram a bandeira amarela, e agora, estão classificados com a laranja. Em Paulista, que integra a 3ª Macro, e em Cuité de Mamanguape, que está na 1º Macro, houve redução de 16,43% e 6,15%, respectivamente, na ocupação de leitos de UTIs, porém, também houve diminuição de 12,44% e 11,5% no percentual de isolamento social nos respectivos municípios.
Dados da pandemia da Covid-19 na Paraíba
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, do sábado (02) ao domingo (03), 429 novos casos foram confirmados e mais 14 paraibanos perderam batalha contra a Covid-19, sendo 12 deles nas últimas 24 horas. No total, 3.706 pessoas morreram em decorrência da doença no Estado e 168.044 já contraíram o vírus. Dessas, 127.564 já se recuperaram. Os testes efetuados pelo território paraibano já somam 536.897.
Ocupação de leitos de UTI na Paraíba
Em toda a Paraíba, estão ocupados mais da metade dos leitos de UTI (52%) adulto, pediátrico e obstétrico. Já na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação chega a 55%. Em Campina Grande, 56% dos leitos de UTI adulto estão em uso e no Sertão do Estado, 62% dos leitos de UTI para adultos estão com pacientes.