Volta às aulas no ensino superior: saiba a situação de cada instituição pública da Paraíba...

 



O resultado do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) foi divulgado na terça-feira (22), e os estudantes já começam a se preparar para realizar as matrículas nas instituições públicas de ensino superior. Na Paraíba, quatro instituições de ensino adotam o modelo de recrutamento de estudantes através do Sisu, e juntas, em 2022, ofertam mais de 15 mil vagas.

Mas, quanto ao retorno das aulas, as instituições de ensino divergem sobre o modelo que irão adotar no retorno ao período letivo e de que forma essa volta dos estudantes aos campi será elaborada, seja com exigência ou não do passaporte da vacina ou a forma que o ensino ocorrerá - híbrido, remoto ou presencial.

g1 elencou o panorama de cada instituição de ensino superior com relação ao retorno das aulas e de que forma o retorno se dará.

 

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

 

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) adiou para o dia 21 de março o retorno das aulas presenciais, decisão aprovada em reunião realizada pelo Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão da Universidade Federal da Paraíba (Consepe). O começo do semestre letivo 2021.2 foi em 21 de fevereiro, mas no formato híbrido.

Para a volta das atividades presenciais, o conselho aprovou a exigência da apresentação obrigatória do passaporte da vacina contra a Covid-19. Mas para que a obrigatoriedade passe a valer, o processo será levado ao Conselho Universitário (Consuni), que definirá essa exigência na sexta-feira (25).

 

Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

 

Na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o retorno das aulas teóricas presenciais será decidido apenas em maio, quando a Câmara Superior de Ensino decidirá sobre o retorno das aulas teóricas se será em formato híbrido ou presencial, e com a exigência do passaporte da vacina ou não.

O Colegiado Pleno da instituição instituiu o protocolo de biossegurança para o retorno das atividades presenciais, com as medidas preventivas e estabeleceu a exigência do "passaporte". Os técnicos administrativos da universidade retornam às atividades no dia 7 de março.

Na UFCG, o ensino teórico ainda está no período letivo 2021.1, que iniciou em 22 de novembro e só se encerra em 11 de abril. O início do período letivo 2021.2 ainda não foi definido e só será discutido em março, ainda sem data definida. Neste momento também será debatido o calendário acadêmico da instituição.

 

Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

 

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está com aulas teóricas no modelo remoto, relativas ao período letivo 2021.2, que seguem até 26 de março. As aulas teóricas do período letivo 2022.1 iniciam em 25 de abril, com retorno presencial, e com exigência do passaporte da vacina, e seguindo os protocolos de segurança biológica de acordo com o decreto estadual em vigência. As aulas práticas e atividades na instituição estão sendo realizadas presencialmente, já com apresentação do passaporte da vacina.

 

Instituto Federal da Paraíba (IFPB)

 

No Instituto Federal da Paraíba (IFPB), todos os 21 campi já se encontram, no mínimo, na fase 4 (implementação gradual de atividades acadêmicas presenciais), e alguns já estão realizando ações da fase 5 (consolidação do ensino híbrido) e duas unidades já se encontram na fase 6 (retorno ao ensino presencial). Cada campi da instituição tem suas particularidades e avançam entre as fases de forma distinta, de acordo com o cenário epidemiológico da região onde estão inseridos.

O Conselho Superior do IFPB aprovou, em reunião nesta quarta-feira (23), por unanimidade, o protocolo de biossegurança que traz, dentre outros aspectos, a exigência do passaporte da vacina em todas as unidades para a realização de atividades presenciais. Com o retorno às atividades presenciais em vários campi do IFPB, as unidades já vêm organizando o fluxo de apresentação do passaporte vacinal e colocando em prática as recomendações do protocolo de biossegurança.

Fonte: Erickson Nogueira*, g1 PB

POSTAGENS RELACIONADAS

Volta às aulas no ensino superior: saiba a situação de cada instituição pública da Paraíba...
4/ 5
Oleh