A VOLTA DE EVENTOS - EUFORIA E A INCERTEZA DE NOVOS TEMPOS POSITIVOS...


Por: Kamilo Di Lellis

@kamilodilellis

O São João de Patos é um dos mais aguardados pelo público sertanejo

Há dois anos o planeta viveu uma de suas maiores crises: a pandemia causada pela Sars-Cov-2 ou Covid 19. Os efeitos desta enfermidade provocada pelo novo coronavírus ceifou vidas, atrapalhou comércio, desenvolvimentos econômicos e problemas pessoais (ansiedade e semelhantes), além do hiato em vários eventos, com necessidades de adiamentos. Foram mais de 24 meses de tensões e incertezas do amanhã. Mas, ao que parece, sempre há uma luz no fim do túnel.

Com o avanço da polêmica vacinação e medidas de prevenção, a situação pode estar ficando sob controle, mesmo que ainda não esteja 100%. Novos decretos estaduais e municipais começaram a flexibilizar o uso de máscaras e abertura de polos comerciais e lazeres. Com isso, apresentações artísticas, incluindo música ao vivo e shows estão voltando, além do futebol, que, apesar de nunca ter parado, agora está com a velha magia de retorno aos estádios. Neste cenário, o sertão paraibano volta a sorrir, especialmente o vale do Piancó, com a volta de eventos tradicionais, tal como os festejos juninos e o tão aguardado “Poeirão”, realizado sempre no dia 1º de maio em Itaporanga.

Anunciadas as voltas das festas de São João em Patos e Campina Grande, consideradas por muitos foliões como as maiores do estado a euforia do paraibano se elevou ao ponto e contagiar outros municípios a investirem nas atrações. Em Itaporanga, além do prometido São Pedro, o maior torneio de futebol amador do mundo, o “Poeirão”, já foi prometido, trazendo consigo, não só a alegria de se jogar bola, brincar e dançar aquele velho forró em praça pública, mas também a importância do comércio e turismo para a região, gerando renda e holofotes para o vale do Piancó, sem contar as apresentações artísticas, cujos responsáveis também necessitam deste retorno.

Mas nem tudo são flores. Apesar da euforia, deve se lembrar que a doença ainda não foi erradicada totalmente e variações correm soltas pelo ar. Algumas pessoas preferem se prevenir enquanto outras não veem a hora da farra começar. Claro que saúde é prioridade, mas lazeres e a volta ao normal são essenciais. Campina Grande e Patos detêm os maiores nomes dos festejos juninos da Paraíba, mas com todas as medidas de proteção cabíveis, para que tudo ocorra bem e se mantenha. E olhe que só estamos falando da Paraíba. Recentemente os estados do Rio de Janeiro e São Paulo organizaram seus carnavais com desfiles de escolas de samba e bloquinhos onde a população respondeu com a sua vontade, isso sem contar eventos maiores, como o aguardado Rock in Rio, cujas atrações, como Justin Bieber, esgotaram os ingressos muito rápido. Tudo claro, com todas as medidas de proteção possíveis.

É bem verdade que ainda falta mais precaução, mas a comoção do público diante da volta desses festejos demonstra, além da vontade de curtir, a esperança de que tudo está voltando ao que sempre fora. Boas festas e prevenção sempre!

POSTAGENS RELACIONADAS

A VOLTA DE EVENTOS - EUFORIA E A INCERTEZA DE NOVOS TEMPOS POSITIVOS...
4/ 5
Oleh