Municípios da PB discutem encontro sobre Erradicação do Trabalho Infantil...


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), realizou nesta quinta-feira (12) o Encontro Estadual de Avaliação das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, no Hotel Igatu, em João Pessoa.

O objetivo do evento foi analisar e discutir as ações de enfrentamento a violação do direito de crianças e adolescentes, assim como estratégias de implantação e implementação de políticas públicas para diminuir os índices de trabalho de crianças e adolescentes.

Intersetorialidade – A abertura do Encontro foi feita pela secretária da Segurança Alimentar e Economia Solidária, Ana Paula Almeida, que representou a secretária do Desenvolvimento Humano, Cida Ramos. Ela destacou a iniciativa do Governo do Estado em realizar o evento em parceria com o MDS e a OIT e ressaltou a importância de fortalecer a intersetorialidade.

“Para o enfrentamento do trabalho de crianças e adolescentes temos que realizar ações integradas com setores como educação, saúde e outros. Na nossa pasta, Segurança Alimentar e Economia Solidária, que está dentro do Desenvolvimento Humano, visualizamos a questão do trabalho de crianças e adolescentes nos lixões, porque estamos na luta para fechar esses espaços e criar as cooperativas de catadores. Com isso, também tentamos conscientizar os pais de que os filhos não devem trabalhar, eles precisam estudar e viver a fase da infância e juventude”, frisou.

Também estiveram no evento as gerentes de Proteção Social Especial da Sedh, Gabrielle Andrade; a gerente de assistência social, Patrícia Oliveira; a coordenadora das ações estratégicas do Peti, Cristina França, e técnicos da Secretaria.

Mesa de abertura – Fizeram parte da mesa de abertura, além da secretária Ana Paula, a presidente do Conselho Estadual dos Direitos Conselho Estadual dos Direitos de Criança e Adolescente (Cedca-PB), Madalena Dias; o representante da OIT, José Ribeiro; o representante do MDS, Francisco Brito e do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente na Paraíba (Fepeti/PB), Maria Senharinha Ramalho.

Ainda participaram da mesa a presidente do Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (Cerest-PB), Celeida Barros, e a representante da secretaria de Educação, Marta Medeiros.

Municípios convidados – Participaram do Encontro Estadual os municípios, que de acordo com dados do IBGE, têm maiores índices de trabalho infantil como Araruna, Areia, Aroeiras, Bayeux, Boqueirão, Cacimba de Dentro, Cajazeiras, Campina Grande, Cuité, João Pessoa, Lagoa Seca, Patos, Quimadas, Santa Rita, São Bento, Sapé, Esperança e Sousa.

  

WSCOM Online com Assessoria

POSTAGENS RELACIONADAS

Municípios da PB discutem encontro sobre Erradicação do Trabalho Infantil...
4/ 5
Oleh