Na Paraíba, apenas 13 municípios possuem médicos anestesistas residentes...


Um problema que pode custar uma vida. Dos 223 municípios paraibanos, apenas 13 possuem médicos anestesistas residindo nas cidades, alerta o médico e deputado estadual José Aldemir (PP).

Segundo o parlamentar, o dado revela um cenário preocupante. “A ausência desses profissionais no interior do Estado e a consequente precariedade nos serviços oferecidos pelos centros de saúde acabam por prejudicar os paraibanos, que podem acabar pagando com a própria vida”, disse.

Ainda segundo o deputado, um exemplo simples de como este problema tem implicações na prática é a concentração de cirurgias nas principais cidades do Estado, gerando longas filas de espera e até mesmo a realização de cesarianas em municípios distantes de onde a gestante reside.

Recentemente, a dona de casa Mariana da Silva Santos precisou se deslocar de Puxinanã para Campina Grande para poder realizar a cesariana de seu filho. “Tive que ir para Campina porque na minha cidade não tem anestesista. O deslocamento foi muito ruim porque estava com dores e com medo de ter algum problema com o meu bebê. Se tivesse um médico na cidade, todo esse transtorno poderia ser evitado”, desabafa.

O deputado garantiu que levará o tema ao plenário da Assembleia Legislativa e cobrará com urgência as medidas necessárias para a solução do problema.



Fonte: Polêmica Paraíba

POSTAGENS RELACIONADAS

Na Paraíba, apenas 13 municípios possuem médicos anestesistas residentes...
4/ 5
Oleh