PB tem maior taxa de matrículas no ensino superior na região Nordeste...


A Paraíba tem a maior taxa do Nordeste de matrícula da população de 18 a 24 anos da educação superior. A informação é do Anuário Brasileiro da Educação Básica 2016, que tem dados dos estados até 2014 e foi divulgado pela Organização Não Governamental Todos Pela Educação.
Segundo a pesquisa, em 2014, a taxa foi de 17,3%, maior que a média da região, de 13,4%. O segundo estado nordestino com a melhor taxa é Sergipe, com 16,1%.

Por outro lado, apesar do bom desempenho no número de matrículas no ensino superior, atualmente a população paraibana de 18 a 29 anos tem, em média, 8,8 anos de estudo. Com esse número, a Paraíba tem o segundo pior resultado do país, atrás apenas de Alagoas (8,4) e empatado com Sergipe.

A meta do Plano Nacional de Educação (PNE) é elevar a escolaridade média da população de 18 a 29 anos, de modo a alcançar no mínimo 12 anos de estudo e igualar a escolaridade média entre negros e não negros declarados à Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em relação à escolaridade média entre negros e não negros, a Paraíba ainda registra desigualdade. No ano de 2014, os brancos tinham, em média, 9,5 anos de estudo. Os pretos, por sua vez, tinham 8,3. Os autodeclarados pardos tiveram uma escolaridade média de 8,5 anos.

A taxa de alfabetização da população de 15 anos ou mais também apresentou desigualdade entre negros e não negros. Em geral, a Paraíba teve uma taxa 83,1% em 2014. Para os brancos, essa taxa foi de 87,3%, enquanto que os pretos ficaram com 80,6%. A taxa de alfabetização dos pardos foi um pouco maior que a dos pretos, de 80,9%.

G1

POSTAGENS RELACIONADAS

PB tem maior taxa de matrículas no ensino superior na região Nordeste...
4/ 5
Oleh