Pardal recebe mais de 370 denúncias de crimes eleitorais na Paraíba...


Até a manhã desta segunda-feira (29), o aplicativo Pardal do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) já havia registrado o recebimento de 372 denúncias de irregularidades na campanha eleitoral dos candidatos. As denúncias foram apresentadas por cidadãos em 81 municípios paraibanos. Do total, pelo menos oito foram arquivadas. As demais seguem para análise da Justiça Eleitoral.

O maior número de queixas foram apresentadas contra candidatos de João Pessoa, no total de 77 denúncias, sendo seis arquivadas pela Ouvidoria do TRE-PB. Em segundo lugar no número de reclamações protocoladas via Pardal está Campina Grande, em que os cidadão enviaram através do aplicativo 29 denúncias, apenas uma arquivada, seguida por Lucena (17 denúncias), Piancó (12), Pedras de Fogo (11), Massaraduba (10), dentre os que houve mais de dez queixas.

Sobre o Pardal – O aplicativo pode ser baixado em qualquer celular com sistema operacional Android ou IOS, através das lojas online do Google Play e Apple Store. Através do Pardal é possível enviar fotos, vídeos e relatos de ações que o cidadão considere irregular, por parte de partidos, cabos eleitorais e candidatos a prefeito ou a vereador.

Além de propaganda eleitoral irregular, também é possível denunciar possíveis práticas de compra de votos, uso da máquina pública, crimes eleitorais, doações e gastos eleitorais, entre outros.

As denúncias serão primeiramente recebidas pela Ouvidoria do TRE-PB, que ficará responsável pela filtragem do material e distribuição aos promotores eleitorais competente para o caso. Ao receber o material, caberá ao Ministério Público Eleitoral do Estado avaliar se deve ser instaurado um procedimento investigatório. O Ministério Público Federal da Paraíba terá acesso a interface do sistema para também acompanhar as denúncias e tomar as medidas cabíveis.

Jornal da Paraíba

POSTAGENS RELACIONADAS

Pardal recebe mais de 370 denúncias de crimes eleitorais na Paraíba...
4/ 5
Oleh