Paraíba lidera vendas do Varejo no Nordeste em março, aponta IBGE...


O comércio varejista da Paraíba registrou durante o mês de março o crescimento de 3,8%, comparado ao mês de fevereiro deste ano, na avaliação da série sazonal da última Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O desempenho da Paraíba apontado pelo levantamento é o melhor entre os estados da região do Nordeste e o quarto do país incluindo todas as unidades da federação.

O número supera também a média nacional indicada pelo levantamento que ficou em 0,3%. O estado da Paraíba ficou atrás apenas do Espírito Santo (5,1%), Distrito Federal (4,4%) e Acre (4,1%).  A pesquisa realizada pelo IBGE  avalia o volume de vendas no comércio do Varejo, na série sazonal, em oito segmentos, dentre eles, alimentos e bebidas, artigos de uso pessoal e doméstico, produtos farmacêuticos e perfumes, vestuário e calçados e outros.

O resultado da pesquisa comparado ao mesmo mês do ano anterior aponta ainda que as vendas do Varejo cresceram 6% na Paraíba. A média nacional conforme os dados ficou em 6,5%, sendo a melhor taxa registrada desde abril de 2014, quando o índice era de 6,7%.

Varejo ampliado
Considerando o volume de vendas no Varejo ampliado, também observando a série  de ajuste sazonal, o estado da Paraíba ficou na segunda colocação do ranking na região do Nordeste, com o crescimento de 2,2%, perdendo apenas para Sergipe, que registrou 2,6%.

>>> Crescimento no Varejo é sinal positivo para geração de empregos, diz presidente da Fecomércio

Já no ranking nacional, que avalia todas as unidades da federação,  o estado ficou na sétima colocação. Na avaliação do Varejo ampliado, a pesquisa inclui os segmentos de veículos, motos, peças e materiais de construção.  O melhor índice registrado em todo país nesta condição foi no estado do Acre, com o crescimento de 3,9%, e o pior, no Amapá, com -5,7%. A média nacional foi de 1,1%.

jornaldaparaiba

POSTAGENS RELACIONADAS

Paraíba lidera vendas do Varejo no Nordeste em março, aponta IBGE...
4/ 5
Oleh