Dois partos são realizados por equipes do Samu em ambulâncias em 24 horas, na PB...


Um segundo caso de parto realizado por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) dentro de uma ambulância aconteceu na noite da terça-feira (24), quando uma equipe da cidade de Cabaceiras, no Cariri paraibano, ajudou uma mulher a dar à luz ainda dentro do veículo. Na manhã do mesmo dia, outra equipe do Samu de Campina Grande havia feito um parto nas mesmas condições, no Centro da cidade.

De acordo com a enfermeira Vanessa Marques, o parto realizado na noite da terça aconteceu quando a mãe estava sendo transferida para o Hospital Regional de Queimadas, no Agreste da Paraíba, pois a mulher não conseguiu esperar chegar ao local e deu à luz dentro do veíuculo.

A enfermeira relata que, por volta das 18h, a equipe fazia o transporte da gestante para o Hospital Regional de Queimadas, mas quando ainda estavam no município de Boqueirão, a mulher deu à luz dentro da ambulância e foi levada junto com o bebê para a unidade de saúde da cidade.

Vanessa conta que o bebê recebeu o nome de Bernardo e, ao nascer, aparentava estar bem. Ela diz ainda que a gestante já estava com mais de nove meses e deveria ter ido ao hospital um dia anterior.

Na ambulância estavam a enfermeira, o motorista do veículo, Wandik Santos, e a técnica em enfermagem, Roberta. Segundo Vanessa, todos ajudaram no momento do parto.

Bebê Anthony chegou ao mundo com mais de 3kg e 50 centímetros (Foto: Natália Montenegro/Arquivo Pessoal)

Parto em ambulância do Samu de Campina Grande
Uma equipe do Samu de Campina Grande também realizou um parto dentro de uma ambulância, no Centro da cidade, na manhã da terça-feira (24). De acordo com a enfermeira que fez o parto, Natália Montenegro Bandeira, a mãe estava sendo levada para uma maternidade, mas não aguentou esperar a chegada ao local e deu à luz dentro do veículo.

Segundo relato da mãe à enfermeira, esse era o terceiro filho dela e os outros dois também foram partos normais, por isso facilitou o nascimento do bebê na ambulância. A mulher disse que não aguentava mais e que o bebê iria nascer ali mesmo. “Na mesma hora o bebê nasceu, em seguida ele chorou e estava aparentemente saudável. Depois, entreguei ele a mãe para que fosse amamentado”, relatou Natália.



Fonte: Redação do Portal Vale do Piancó Notícias com G1

POSTAGENS RELACIONADAS

Dois partos são realizados por equipes do Samu em ambulâncias em 24 horas, na PB...
4/ 5
Oleh