Pesquisa BTG/FSB: Bolsonaro e Haddad mantêm liderança; Ciro cai mais...




Pesquisa de intenção de votos realizada pelo BTG/FSB traz o candidato do PSL à Presidência Jair Bolsonaro com 33% das intenções de voto, o mesmo percentual da semana passada, enquanto Fernando Haddad (PT) manteve a escalada, isolando-se em segundo lugar: passou de 16% para 23%. Ciro Gomes (PDT) recuou de 14% para 10% e caiu para o terceiro lugar.



Geraldo Alckmin (PSDB) passou de 6% para 8%. Marina Silva (Rede) manteve os 5%. João Amoêdo (NOVO) seguiu com 3% da semana anterior, enquanto Alvaro Dias (PODE) manteve os 2%. Henrique Meirelles (MDB) oscilou de 2% para 3% dos votos, enquanto Cabo Daciolo (PATRI) deixou de pontuar. 



Dois oito mil eleitores com idade a partir de 16 anos entrevistados, a porcentagem de quem não votaria em ninguém foi de 9% para 7%, branco/nulo somam 2%, enquanto não sabe/não responderam foi de 5% para 4%.



A pesquisa do BTG é a que tem dado maior pontuação a Bolsonaro na comparação aos outros levantamentos como o Datafolha e o Ibope.



O levantamento foi realizado nos dias 22 e 23 de setembro por telefone pelo Instituto FSB Pesquisa nas 27 Unidades da Federação. A margem de erro no total da amostra é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-03861/2018. 



Segundo turno
O levantamento fez uma simulação de segundo turno (todas com Bolsonaro) e mostrou um cenário de crescimento dos adversários do candidato. Bolsonaro, que antes vencia Haddad, Alckmin e Marina e empatava com Ciro, agora ganha apenas de Marina, empatando tecnicamente com os demais candidatos.



Quando o cenário é Bolsonaro contra Ciro, há um empate técnico, com 43% votando no candidato do PDT e 41% apoiando o candidato do PSL;  na semana passada, ambos apareciam com 42%. 5% dizem votar branco/nulo, 9% em ninguém e 2% não sabem ou não responderam.



Entre Bolsonaro e Haddad, a situação passou a ser de empate técnico, no limite da margem de erro. 44% disseram votar no candidato do PSL e 40% apontaram votar no petista; semana passada, 46% disseram votar em Bolsonaro ante 38% que votariam no petista.



Quando confrontado com Alckmin, Bolsonaro oscilou de 43% na semana passada para 41% dos votos, enquanto o tucano subiu de 36% para 40%, configurando mais uma situação de empate técnico. A maior diferença é contra Marina Silva: 46% do candidato do PSL ante 34% da candidata da Rede; na semana passada, ele possuía 48% ante 33% da ex-senadora.



Pesquisa espontânea
No cenário espontâneo, a intenção de voto de Bolsonaro oscilou de 30% para 31%, de uma semana para outra, enquanto Haddad passou de 12% para 17% e se consolidou na segunda posição (duas semanas atrás, ele tinha apenas 3% das intenções de voto espontânea).



Já Ciro mostrou estabilidade, oscilando negativamente de 8% para 7%. Alckmin oscilou positivamente no limite da margem de erro de 2% para 4%, Amoêdo oscilou negativamente de 3% para 2%, mesmo percentual de Marina Silva (Rede), que manteve o percentual da última semana. A intenção de voto de Lula despencou de 6% para 2%, demonstrando que o eleitorado identifica cada vez mais que Haddad é o nome escolhido pelo PT para a disputa eleitoral após a candidatura do ex-presidente ter sido barrada pelo TSE.



Álvaro Dias e Henrique Meirelles se mantiveram com 1%, enquanto os demais não pontuaram. Não sabem ou não responderam oscilaram de 22% para 21%, não votariam em ninguém continuaram em 8%, enquanto brancos e nulos foram de 4% para 3% em uma semana.




br.noticias.yahoo.com


POSTAGENS RELACIONADAS

Pesquisa BTG/FSB: Bolsonaro e Haddad mantêm liderança; Ciro cai mais...
4/ 5
Oleh