MP vai fiscalizar barragens na Paraíba. ANA aponta quase 400 com alto risco...


Após a tragédia de Brumadinho, em Minas Gerais, o Ministério Público da Paraíba resolveu intensificar a fiscalização e do monitoramento das barragens existentes na Paraíba. Segundo relatório da Agência Nacional das Águas (ANA), 89,6% das barragens da Paraíba apresentam alto risco e 86% algum dano potencial associado. O promotor de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de João Pessoa, José Farias, entretanto, afirma que o último diagnóstico em nível estadual sobre a situação das barragens localizadas na Paraíba foi realizado em 2012.

O trabalho será realizado em parceria como a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA), a Sudema e o Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs) para discutir uma agenda de vistorias.

As medidas foram anunciadas pelo novo superintendente da Sudema, Fábio Andrade, em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (28), na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em João Pessoa, com o procurador-geral de Justiça, Francisco Seráphico; o procurador de Justiça, Francisco Sagres, e o promotor de Justiça, Raniere Dantas, que coordena o Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente.

Pelo MPPB, vão participar desse trabalho o procurador-geral de Justiça, Francisco Seráphico; o procurador de Justiça Francisco Sagres; o coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Raniere Dantas e o promotor de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de João Pessoa, José Farias.

Já o superintendente da Sudema, Fábio Andrade, disse que o órgão vai integrar esse trabalho e enfatizou que a fiscalização e o monitoramento das barragens já vêm sendo feitas pelo Governo do Estado, que elas não apresentam problemas e são seguras.

Barragem rompida

O último rompimento de barragem registrado na Paraíba ocorreu em fevereiro do ano passado quando a barragem de um açude em um sítio na cidade de Carrapateira, no Sertão paraibano, rompeu. Segundo informações dos moradores, as chuvas que caíram no Sertão causaram o rompimento da barragem que faz parte da bacia do Alto Curso do Rio Piranhas.

Fonte Assessoria

POSTAGENS RELACIONADAS

MP vai fiscalizar barragens na Paraíba. ANA aponta quase 400 com alto risco...
4/ 5
Oleh