Confirmada audiência em ação que apura candidaturas fictícias à Câmara de Boa Ventura...

 


Está confirmada para a manhã da próxima quinta-feira, 4, a primeira audiência em uma ação em que a Justiça Eleitoral, a cargo do Dr. Antônio Eugênio, apura a ocorrência de duas supostas candidatas fictícias na chapa proporcional do partido Republicanos da cidade de Boa Ventura nas eleições municipais passadas.

O partido Republicanos, que controla os poderes executivo e legislativo no município, apresentou 13 candidaturas a vereador no pleito passado e elegeu seis parlamentares mirins. Todos homens. Na chapa constam quatro mulheres, mas, segundo a denúncia, duas delas não fizeram campanha, o que caracteriza candidaturas falsas, registradas tão somente, conforme as advogadas Izolda e Loloza Figueiredo, que representam os denunciantes, para cumprir a cota de gênero, que obriga que a chapa proporcional tenha, ao menos, 30% de mulheres.

“Uma dessas candidatas tirou seis votos e a outra tirou apenas um voto, nem ela própria votou em sua candidatura, porque não consta voto para ela em sua seção eleitoral, mas o mais grave e comprovado é que nenhuma fez campanha eleitoral, o que evidencia que se trata de candidaturas laranjas para tentar iludir a Justiça Eleitoral”, comentou a advogada Loloza, que diz já está pronta para enfrentar a audiência.

Se as denúncias forem aceitas pelo juiz eleitoral, toda a chapa poderá ser cassada e os vereadores do Republicanos perderão os mandatos, que serão distribuidos entre as outras legendas que disputaram cadeiras na Câmara Municipal.

Fonte: Jornal Folha do Vale


POSTAGENS RELACIONADAS

Confirmada audiência em ação que apura candidaturas fictícias à Câmara de Boa Ventura...
4/ 5
Oleh