Em audiência, Taciano Diniz discute soluções para poluição do rio Jaguaribe e da praia de Intermares...

 




Na tarde desta quinta-feira (22), o deputado estadual Taciano Diniz (Avante) participou de uma audiência pública remota, de própria autoria, para discutir soluções para o problema de poluição do rio Jaguaribe, que deságua no bairro e na praia de Intermares, na cidade de Cabedelo. A reunião foi feita por meio da Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).

O encontro teve a participação do prefeito e do secretário de Meio Ambiente de Cabedelo, Vitor Hugo e Francisco Urtiga; do diretor de Controle Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente do município de João Pessoa, Anderson Fontes; do chefe de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa, Jocélio Araújo; do representante da Reitoria da UEPB, professora Weruska Brasileiro; e dos deputados Jeová Campos e Buba Germano.

Na reunião foi dialogado sobre a importância da união e apoio de vários órgãos públicos, inclusive do parlamento, para buscar uma forma de sanar essa problemática ambiental, com objetivo de resolver o déficit habitacional para atender as referidas famílias ribeirinhas nos municípios de João Pessoa e Cabedelo.

A poluição é causada pelas péssimas condições de infraestrutura das moradias às margens do fluente. Com as chuvas, o volume do rio aumenta, invade as casas e obriga os moradores a abrirem um “caminho” para baixar o nível das águas, fazendo com que sejam desaguadas na praia de Intermares (Cabedelo) trazendo a poluição para o mar.

A prefeitura de Cabedelo realizou um levantamento quantitativo das moradias das localidades e constatou um número de mais de 300 famílias no município e também a mesma quantidade no município de João Pessoa.

Além do prejudicial à saúde da população que ali reside, o problema também se estende ao meio ambiente.  A poluição do rio causa um processo de aumento da matéria orgânica existente na água, o que, em excesso, prejudica o desenvolvimento natural de plantas (a água fica mais turva atrapalhando o processo de fotossíntese) e de animais (matéria orgânica em excesso atrapalha a oxigenação da água).

Diante desse impasse, o prefeito Vitor Hugo, de Cabedelo, apresentou várias sugestões para que o rio pudesse ser resgatado, dentre elas uma união com a prefeitura de João Pessoa e com o governo do estado da Paraíba.

Taciano agradeceu a presença de todos e citou que essa é uma luta não apenas dos cabedelenses, e sim de todos os paraibanos, e afirmou que Cabedelo pode contar com ele, que entrará nesta luta com toda a população.

O deputado tem sido um dos mais atuantes e engajados no estado da Paraíba. Diversos projetos de autoria dele que beneficiam a população paraibana já foram encaminhados à ALPB para serem analisados pela Casa.

Rio Jaguaribe

Atualiza Paraíba


POSTAGENS RELACIONADAS

Em audiência, Taciano Diniz discute soluções para poluição do rio Jaguaribe e da praia de Intermares...
4/ 5
Oleh