Projeto em Escola de Itaporanga é referência para o Vale do Piancó...


Somos seres humanos, somos seres vivos, somos seres que necessitamos desse Planeta assim, como qualquer outro animal, vegetal, ou outra espécie viva. Com essa convicção, a Escola Cidadã Integral Prof. Francelino de Alencar Neves vem desenvolvendo projetos, objetivando a formação de uma consciência ambiental capaz de reconhecer que o meio ambiente tem importância em si mesmo, sendo por isto necessário preservá-lo.



Em aula de campo no último mês de maio os professores Eudo Reges, Alcilene Araujo, Edna Kátia, Conceição Queiroz, Rosemary Costa e alunos da referida Escola puderam constatar a ocorrência de um verdadeiro crime ambiental, ao ver o leito do Rio Piancò, na altura que liga o setor conhecido por Mata Burro ao Conjunto Chagas Soares sendo transformado num verdadeiro lixão, conforme pode ser constatado nas fotos abaixo.



Num verdadeiro exercício de Protagonismo Juvenil  e cidadania os estudantes se dirigiram a Prefeitura Municipal de Itaporanga, onde protocolaram um documento pedindo a retirada do entulho de construção civil, garrafas de vidro e outros materiais do leito do Rio.


Posteriormente em audiência com o Secretário de Meio Ambiente, Danilo Medeiros Diniz, foi acordado uma ação de parceria entre a Escola e a Prefeitura local, onde a Escola faria uma mobilização para conscientizar a população de modo a não mais jogar lixo no Rio, enquanto o Poder Público faria a limpeza do local.


Em caminhada pelas ruas da Cidade em direção ao Rio, os alunos seguiram cantando a música Rio Piancó de Autoria de Francisco Saulo Lacerda e durante as paradas o aluno Samuel Braz, realizou a leitura de texto produzido por ele, orientado pela Professora Rosemary Costa.



Os estudantes ainda compareceram para presenciar as máquinas no Rio e retornaram após a limpeza, acompanhados do Professor Eudo Reges, para afixar placas com o objetivo de sensibilizar as pessoas para que não voltem a jogar lixo no Rio.

 É necessário que todos façam a sua parte destinando corretamente os seus resíduos, esta é uma lição que muitos ainda precisam aprender.

Trecho do texto do aluno Samuel Braz
“O Rio pede socorro não apenas ao poder público, é preciso que a comunidade tome consciência da sua responsabilidade quanto a preservação tanto do Rio como de todo meio ambiente, pois não há como pensar a existência humana sem as devidas e necessárias condições ambientais. Todos nós somos responsáveis pela preservação ambiental buscando adotar atitudes ecologicamente saudáveis como podemos constatar no Artigo 225 da Constituição Federal: “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial a sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e a coletividade o dever de defendê-lo para as presentes e futuras gerações”. Assim sejamos responsáveis, nós precisamos do Meio Ambiente, o Meio Ambiente não precisa de nós”.

Fonte: eciproffrancelinoalencarneves.blogspot.com.br

POSTAGENS RELACIONADAS

Projeto em Escola de Itaporanga é referência para o Vale do Piancó...
4/ 5
Oleh