Produtor rural investe no plantio de banana prata como alternativa de renda, no Vale do Piancó; vídeo...


O produtor rural, Helder Falcão optou pela banana prata, por uma variedade muito comercial na região. O plantio fica no sítio Lagoinha, que fica a cerca de 1 quilômetro da cidade de Conceição. A grande quantidade da produção será comercializada na região do Vale do Piancó. O plantio ainda é experimental, mas o produtor pretende aumentar a quantidade de pés da fruta. Ao todo foram plantados 700 pés da fruta, que são aguados por poços artesianos.

A banana plantada pelo produtor veio da região de Petrolina, no Pernambuco, que foi modificada geneticamente e desenvolve rápido. Segundo o produtor, com 8 meses já poderá iniciar a colheita da fruta.

O plantio é feito, através do micro aspersão. Por ter uma evaporação menor e o solo absorver melhor, o plantio é aguado geralmente à noite, conforme explicou Helder Falcão.

Do início do plantio até a primeira colheita, o produtor utiliza da mão de obra de apenas um trabalhador. Durante a colheita outros quatro trabalhadores são contratados, para auxiliares nos trabalhos, conforme explicou o Helder Falcão à reportagem. Veja no vídeo abaixo:



Ao longo da última década, as frutas brasileiras se tornaram mais bonitas e o pós-colheita é realizado hoje com o máximo de cuidado. 'A casca da fruta deve ser preservada ao máximo, pois o mercado exige a fruta intacta e qualquer marca na banana verde fica preta quando ela amadurece', explicou o produtor rural.

A banana é uma das frutas mais consumidas pelos brasileiros, tanto in natura quanto em doce de banana, geleia de banana, bala de banana e demais alimentos que levam este elemento em suas composições.

Segundo Helder Falcão, antes de qualquer coisa, é importante compreender que o segredo para se dar bem em um negócio é conhecer tudo sobre ele. Embora o plantio de banana na propriedade do produtor não seja a atividade principal, ele pretende fazer novos investimentos e aumentar a área plantada de banana.

Fonte:  Vale do Piancó Notícias

POSTAGENS RELACIONADAS

Produtor rural investe no plantio de banana prata como alternativa de renda, no Vale do Piancó; vídeo...
4/ 5
Oleh