Paraíba tem seis municípios governados pelo mesmo partido há 20 anos...

 

A Paraíba tem seis municípios que elegeram a mesma sigla partidária para a prefeitura em todas as cinco eleições nas últimas duas décadas - desde o ano de 2000. Nas eleições deste ano, o mesmo partido pode chegar a 24 anos no poder em três destes municípios.

De acordo com o levantamento feito pelo G1, Coxixola, Várzea, São José do Bonfim, Poço de José de Moura, São Mamede e Catolé do Rocha são governadas pelo mesmo partido há 20 anos.

Em Várzea e São Mamede, ambos no Sertão do estado, o partido Democratas (DEM), apresenta candidatura para reeleição. Já em Coxixola, no Cariri, o DEM tem um novo candidato concorrendo à prefeitura.

Nos municípios de São José do Bonfim, Poço de José de Moura e Catolé do Rocha, no Sertão, os partidos MDB, DEM e PTB, respectivamente, não apresentaram candidatura em 2020.

Cinco, dos seis municípios paraibanos apontados no levantamento têm menos de 10 mil habitantes. Catolé do Rocha é o único com população acima da média, com 20.346 habitantes. O município com menor população é Coxixola, com 1.829 habitantes.

 

G1 ouviu a cientista política Marta Mendes da Rocha, professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora, que afirmou que a situação encontrada nesses municípios é uma exceção. Ela afirma que houve “enorme renovação” nas prefeituras em 2016 e que a continuidade “está longe de ser a regra”, já que há “muita alternância”.

“De fato, esta é uma exceção no cenário muito competitivo das eleições municipais no Brasil. É difícil saber quais são as causas do predomínio de um único partido na prefeitura por tanto tempo. Pode ser consequência de uma boa administração dos gestores e gestoras do partido, de um cenário em que a disputa é muito desequilibrada a favor de um partido, família ou grupo e no qual os desafiantes têm poucas chances”, afirmou.

Em todo o Brasil, 76 municípios elegeram o mesmo partido para a prefeitura em todas as cinco eleições realizadas desde 2000. Em 2020, após 20 anos, 60 municípios dessa lista ainda têm candidatos a prefeito da mesma sigla. Entre os municípios identificados está, inclusive, uma capital: Teresina, no Piauí, onde o PSDB é eleito para a prefeitura desde 1992.

Fonte: G1

POSTAGENS RELACIONADAS

Paraíba tem seis municípios governados pelo mesmo partido há 20 anos...
4/ 5
Oleh